Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

iluminando

"Quem governa Portugal somos todos e não uma corte de iluminados em Lisboa" (António José Seguro, 23/07/2014)

iluminando

"Quem governa Portugal somos todos e não uma corte de iluminados em Lisboa" (António José Seguro, 23/07/2014)

Só mobilizando as regiões e as suas forças vivas é que se consegue mobilizar Portugal

João Sequeira, no Diário de Notícias: Mobilizar as regiões para mobilizar Portugal

 

«[...]
Sabemos que as políticas de desenvolvimento regional são decisivas para a promoção da coesão social, económica e territorial do País. No entanto, a flagrante ausência de uma proposta e de uma ação política estruturadas e adequadas tem conduzido ao agudizar das assimetrias e das desigualdades regionais e a uma administração desconcentrada do Estado, confusa e desarticulada, sem coordenação político-territorial ou racionalidade estratégica.
Assim, a moção propõe o desenho de um novo modelo de governação regional através da "gradual implementação de uma estrutura regional" que conjugue um conjunto de requisitos (aceitação e identidade histórico--cultural; escala territorial e populacional; dimensão crítica e legitimidade democrática) e que tenha "presente a delimitação territorial das comissões de coordenação e desenvolvimento regional" (CCDR) e a "evidente necessidade de tratamento diferenciado das suas áreas metropolitanas".
Mas não se pense que o documento estratégico de António Costa se fica pela enunciação programática. A moção define medidas concretas para a implementação do novo modelo de governação regional: a descentralização de competências para as CCDR; a democratização das CCDR, com a eleição dos respetivos órgãos de governo por todos os autarcas de cada região; e a criação de verdadeiras autarquias metropolitanas com competências efetivas nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto.
[...]»

 

 

Autores

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D